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Não se gerencia o que não se mede!

Estabeleça indicadores de desempenho e meça os resultados de sua organização.

Uma pesquisa recente da Fundação Nacional da Qualidade com micro e pequenas empresas brasileiras apontou que a maioria dos empresários e líderes de organizações deste porte tem dificuldade em medir os seus resultados através de mecanismos que demonstrem de forma clara e concreta se seus objetivos estão sendo alcançados.

Essas práticas de gestão para resultados orientam as organizações a possuírem um conjunto de indicadores que permitem avaliar seu desempenho e, consequentemente, a efetividade das estratégias e dos planos adotados. Possibilita, ainda, estabelecer metas e compará-las com informações internas, para verificar em quais itens a organização está melhorando ou piorando, bem como comparar com os resultados de outras empresas, facilitando a avaliação sobre a sua competitividade no mercado.

O fato é que muitas empresas (ou quase todos) não possuem indicadores para avaliar sistemicamente o seu desempenho ou até possuem, mas não são utilizados ou não são os mais adequados. Há aqueles que, mesmo possuindo um conjunto de indicadores pertinentes, não medem seus resultados, dificultado a tomada de decisão, o planejamento e o estabelecimento de metas baseadas na sua realidade e do cenário futuro em que está inserido.

Conheça algumas dicas para que uma organização consiga medir seus resultados e atingir objetivos consistentes e sustentáveis:

  • Defina indicadores econômico-financeiros e outros com base nas necessidades e expectativas de cada uma das partes interessadas ao seu negócio: clientes, sociedade, colaboradores e fornecedores.
  • Estabeleça indicadores que sejam adequados ao perfil da sua empresa e que forneçam informações que apoiem o acompanhamento das ações e sirvam para medir a efetividade das estratégias adotadas.
  • Defina metas para os indicadores e acompanhe os resultados em relação a elas. Esse acompanhamento faz com que a empresa obtenha sucesso de forma sustentada e assegura o valor para todas as partes.
  • Estabeleça indicadores de desempenho que possam ser acompanhados de acordo com a sua evolução ao longo do tempo. Eles constituem um elo entre as estratégias e o resultado das atividades Os indicadores devem estar claramente definidos e facilmente entendidos nos diversos níveis em que ele é utilizado. Devem estar sempre atualizados e acessíveis àqueles que o utilizam.

Inseridas em cenários cada vez mais voláteis, competitivos e globalizados, é fundamental que as organizações, para que se estabeleçam em meio à concorrência e atinjam as expectativas de seus clientes e partes interessadas, consigam estabelecer metas e avaliar o quanto estão preparadas para responder aos desafios constantes do ambiente onde atuam.

Portanto, a medição e a análise de desempenho para obter resultados consistentes é essencial para todos, independentemente do seu porte.

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.” (Wiliiam Edwards Demming)”.

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